6.15.2009

CAPA

EB 2,3/s de Alfândega da Fé





Historia





A Crise do sec. XIV











Elaborado por:
Tatiana Teniz



2008/2009

INDICE

-INTRODUÇÃO
-PESTES: PESTE NEGRA
-GUERRAS: GUERRA DOS CEM ANOS
- CISMA DO OCIDENTE
- REVOLTAS POPULARES: REVOLTAS RURAIS e REVOLTAS URBANAS
- REVOLUÇÃO DE 1383-85
- CONCLUSÃO
- BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÂO

A pedido do professor de Historia eleborei um trabalho com a seguinte ordem:

-PESTES: PESTE NEGRA
-GUERRAS: GUERRA DOS CEM ANOS
- CISMA DO OCIDENTE
-REVOLTAS POPULARES: REVOLTAS RURAIS e REVOLTAS URBANAS
- REVOLUÇÃO DE 1383-85

PESTES: PESTE NEGRA


A peste negra é uma doença de importância histórica e que até há bem pouco tempo fazia tremer as populações do mundo. Quando chegou à Europa em 1384, a peste negra matou cerca de um terço da população. Mas ao contrário do que muita gente possa pensar, esta doença não está extinta. De facto, nos últimos anos têm havido notícias de epidemias em vários pontos do mundo, incluindo Moçambique em 1994. Além disso é deveras preocupante é o aparecimento de bactérias causadoras da peste negra resistentes aos antibióticos usados. Por tudo isto, todas as novas perspectivas sobre este assunto são muito importantes.

GUERRAS: GUERRA DOS CEM ANOS


A expressão Guerra dos Cem Anos identifica uma série de conflitos armados, registados de forma intermitente, durante o século XIV e o século XV (1337-1453), de acordo com as datas convencionais), envolvendo a França e a Inglaterra. A longa duração desse conflito explica-se pelo grande poderio dos ingleses de um lado e a obstinada resistência francesa do outro. Ela foi a primeira grande guerra europeia que provocou profundas transformações na vida económica, social e política da Europa Ocidental. A França foi apoiada pela Escócia, Boémia, Castela e Papado de Avignon. A Inglaterra teve por aliados os flamengos e alemães. A questão dinástica que desencadeou a chamada Guerra dos Cem Anos ultrapassou o carácter feudal das rivalidades político-militares da Idade Média e marcou o teor dos futuros confrontos entre as grandes monarquias europeias.

CISMA DO OCIDENTE


O Grande Cisma do Ocidente ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avignon, na França. O Papa Clemente V, foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avignon, no episódio conhecido como "Crise de Avignon". Em 1378 o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria, a população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma e então seria eleito o Papa Urbano VI, de origem italiana, porém ele se demonstraria muito autoritário, então uma quantidade considerável da alta hierarquia católica, anularia sua votação e um novo conclave foi realizado, elegendo Clemente VII, que voltaria à residir em Avignon, iniciando-se então o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avignon, reclamando para si o poder sobre a Igreja Católica, posteriormente surgiria outra Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1414, com o papado estabelecido definitivamente em Roma.

REVOLTAS POPULARES: REVOLTAS RURAIS e REVOLTAS URBANAS


Estes maus anos agricolas e a crise colectiva de mentalidades causaram revoltas:

-Rurais

-Urbanas

REVOLUÇÃO DE 1383-85

O desenvolvimento económico que se verificou na Europa nos séculos XII e XIII foi interrompido no século XIV. Fomes, pestes e guerras assolaram o Ocidente dando origem a uma profunda crise na economia, na sociedade, na política e nas mentalidades.Alguns monarcas, como os reis portugueses D. Afonso IV e D. Fernando, tomaram medidas para tentarem solucionar a crise, mas não conseguiram. A situação agravou-se dando origem a revoltas nos campos e nas cidades.Em Portugal, a estas calamidades juntou-se ainda uma crise política que pôs em risco a independência nacional a crise e a Revolução de 1383-85.

Conclusão

Com este trabalho pude concluir que o sec.XIV foi um sec. que paçou por muitas dificuldades como por exemplo:
-As doenças
-Guerras
-Cismas
-Revoltas

Bibliografia

Motor de busca:
-Google
-Wikipedia
-Livro do 7º Ano